
A LDB, prevê a inclusão e a ampliação do atendimento educacional, em rede pública, aos educandos com necessidades especiais nos níveis de Educação Infantil e Superior.
Segundo a autora, a escola como instituição que é, deve ser o ambiente propício para possibilitar a interação da criança com o meio social. A inclusão pois, deve ser o início para que a sociedade receba estes seres especiais, oferecendo a oportunidade para que eles possam relacionar-se com seus amigos, com ou sem necessidades especiais, no contato com ambientes dos quais eles foram privados pela sua própria condição, oportunizando-lhes interagirem, experienciarem e vivenciarem situações como qualquer outro ser.
As principais dificuldades que impedem a operacionalidade da inclusão no ambiente são: a falta de formação e preparo do professor, a necessidade de mudança na prática pedagógica e, consequentemente, no processo educacional; a falta de critério para selecionar os professores que venham a atuar junto a esses alunos, sem considerar a sua vocação ou histórico de vida.
Também uma das grandes dificuldades de incluir alunos com essas necessidades deve-se a abordagem metodológica intrucionista praticada nas escolas; todos devem saber tudo, respeitando um mesmo tempo, ritmo e caminhos, buscando-se promover na escola uma homogeneização de seres heterogêneos.
Para a autora, a escola deve rever sua maneira de ensinar e propiciar a aprendizagem, respeitando as diferenças, oportunizando aos alunos descobrirem suas habilidades, capacidades e potencialidades.
Segundo a autora, a escola como instituição que é, deve ser o ambiente propício para possibilitar a interação da criança com o meio social. A inclusão pois, deve ser o início para que a sociedade receba estes seres especiais, oferecendo a oportunidade para que eles possam relacionar-se com seus amigos, com ou sem necessidades especiais, no contato com ambientes dos quais eles foram privados pela sua própria condição, oportunizando-lhes interagirem, experienciarem e vivenciarem situações como qualquer outro ser.
As principais dificuldades que impedem a operacionalidade da inclusão no ambiente são: a falta de formação e preparo do professor, a necessidade de mudança na prática pedagógica e, consequentemente, no processo educacional; a falta de critério para selecionar os professores que venham a atuar junto a esses alunos, sem considerar a sua vocação ou histórico de vida.
Também uma das grandes dificuldades de incluir alunos com essas necessidades deve-se a abordagem metodológica intrucionista praticada nas escolas; todos devem saber tudo, respeitando um mesmo tempo, ritmo e caminhos, buscando-se promover na escola uma homogeneização de seres heterogêneos.
Para a autora, a escola deve rever sua maneira de ensinar e propiciar a aprendizagem, respeitando as diferenças, oportunizando aos alunos descobrirem suas habilidades, capacidades e potencialidades.
Oi Geane! importante essa sua reflexão. Pensar na questão legal, na questão educacional e na prática de inlcusão, não é algo fácil. parabéns pela reflexão!
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