sábado, 19 de junho de 2010

PRINCIPAIS IDEIAS DOS TEXTOS

1 - A utilização de recursos tecnologicos na educação infantil.

* Utilização de recursos tecnologicos na escola; preocupação de profissionais na área da educação;
*Preocupação básica a análise do uso de recursos tecnológicos como recurso pedagógico, no processo de aprendizagem;
*Professores consideram a tecnolofia uma ótima ferramenta para enriquecer aulas;(habilidades);
*Tecnologia na educação, difícil imaginar como a educação era possível sem elas;
*Processo de aprendizagem ao uso dos recursos informatizados na educação;
*Está necessária a mudança de postura do professor em seu trabalho cotidiano;
*O professor deve ser preparado para desenvolver competências;
*Uso das tecnologias na educação como recursos na ação pedagógica, conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação;
*Exigências apresentadas pelo mercado de trabalho e por nossa sociedade do conhecimento;
*Pensamento lógico - simbólico e algorítmico;
*Pesquisa de campo: instrumento que permite diagnosticar com mais fidelidade a utilização das tecnologias na educação;
*Sugestões de como a escola poderia desenvolver melhor as tecnologias na educação.


2 - Das salas de aula aos ambientes virtuais da aprendizagem.


*Mudanças nas maneiras de ensinar e de aprender;
*É muito difícil pensar que as atividades de ensino-aprendizagem possam ocorrer exclusivamente em ambientes presenciais;
*É preciso organizar novas experiências educacionais em que as tecnologias possam ser usadas em processos cooperativos de aprendizagem;
*Conceito de distância transacional;
* O uso intensivo de novas técnicas e tecnologias, faz com que a aula se expande e incorpora novos ambientes e processos por meio dos quais a interação comunicativa e a relação ensino-aprendizagem se fortalece;
*Uso mais intenso das tecnologias digitais nos ambientes escolares;
*Grande salto nas relações entre educação e tecnologias;
*Independentemente da modalidade, presencial ou a distância, professores e alunos precisam analisar situações inesperadas e complexas vindas das diferentes áreas do conhecimento;
*Ambientes digitais de aprendizagem;
*As características tecnológicas do ambiente virtual;
*Novas realidades educacionais são desafios para pensarmos sobre a realidade da escola e da atuação do professor e alunos;
*Qual seria a função da educação escolar nesta nova sociedade;
*As tecnologias são oportunidades aproveitadas pela escola para impulsionar a educação;
*Necessidade de reorganização das políticas educacionais, da gestão e das formas de avaliação da educação;
*Uso criativo das tecnologias pode auxiliar os professores;
*A relação professor/aluno pode ser profundamente alterada pelo uso das tecnologias.

Um comentário:

  1. muito bom os textos, conhecimentos para aprofundar e melhorar os planos de aula e maneiras de ensinar aos alunos, ou seja, pode ser virtualmente.

    ResponderExcluir